Ana Kacurin

Ana Kacurin

Rio de Janeiro, Niterói

Eu sou uma artísta cósmica, agradecida por seus mil dons. Vivo de criar. Com as mãos, com as mães, com o coração, com o universo. Sou mãe, mulher, desperta. Eu acredito no poder pessoal de cada um, na centelha divina que brilha em cada coração. Acredito no amor, em construir junto, sonhar junto, olhar na mesma direção.

Luto por um mundo mais sustentável. Um mundo onde a abundância esteja ao alcance de todos, sem distinção. Um mundo com mais seres despertos, conscientes e trabalhadores da luz. Concordo com Michel Odent que diz que pra mudar o mundo, precisamos mudar a forma de nascer. É uma forma poderosa de despertar. E tento fazer minha parte como facilitadora desse processo.

Sou Doula e Educadora Perinatal há pouco tempo, desde  o início de 2017 apenas, mas os partos estão na minha vida ha muito tempo. Desde 2011 sou fotógrafa e filmmaker de partos e sempre trabalhei no âmbito da humanização. Minha carreira sempre andou junto do ativismo. A fotografia entrou na minha vida como uma ferramenta, que, ao me conectar com o outro, me mostrou muito de mim. Ela me conferiu mais sensibilidade e profundidade nas minhas relações, no meu olhar para o mundo e para mim mesma.

Já trabalhei como fotodocumentalista, tentando não interferir. Hoje eu penso que a conexão é a chave para criar imagens verdadeiramente significativas, que transportem para um lugar povoado de memórias, histórias e sensações. Entendi que, se todos que passam pela minha vida me tocam, me transformam em algum nível e deixam sua marca em mim, eu também o faço. Então eu honro esse meu papel de deixar marcas por onde passo e faço meu melhor para que elas sejam positivas e, porque não, vez ou outra, transcendentais. E é o mesmo com a doulagem, um trabalho lindo de conexão e sororidade que amo desempenhar.

Caso deseje conhecer meu trabalho com fotografia de parto, acesse: www.anakacurin.com.br