O que é uma Doula

Um pouco mais sobre a Doula

Tradicionalmente, o termo Doula descreveu ao longo da História aquela mulher que permanecia ao lado da parturiente durante o trabalho de parto, encorajando-a, amparando-a e cuidando do ambiente para que tudo estivesse propício à concretização do parto. Depois do parto, permanecia na casa ou visitava-a com frequência, auxiliando nos primeiros cuidados com o bebê, cozinhando e ajudando com eventuais outros filhos.

Etimologicamente proveniente do grego, a palavra doula significa mulher que serve.

Atualmente, a tradição e a etimologia per si não abrangem mais de forma completa a atual profissional.

Doulas são profissionais treinadas e capacitadas para oferecer educação perinatal durante o ciclo gravídico-puerperal e suporte emocional e físico contínuo para a gestante antes, durante e logo após o parto. Encorajam a mulher a buscar informação sem tutela, reforçam o ato de parir como algo fisiológico e apoiam as escolhas da mulher.

O serviço é prestado por alguém, com certificação própria para isso, conforme Classificação Brasileira de Ocupações 3221-35 do Ministério do Trabalho. Ou seja, as pessoas estudam e se especializam para fazer disso uma profissão, mais que uma vocação.
Em diversos estados e municípios o trabalho da Doula já é definido por leis, que limitam e dizem o que uma Doula deve ou não fazer, como deve ser sua atuação e quais as consequências caso haja um excesso. Vale a pena saber como está na sua cidade/Estado. No Rio de Janeiro temos a Lei Estadual 7314/2016 e a Lei Municipal 6365/2017.

Doulas não interferem na atuação da equipe médica, elas caminham ao lado da gestante defendendo e respeitando o princípio de que a mulher é a grande protagonista desse momento tão singular em sua vida. A doula faz tudo para que você faça o seu parto.

Existem diversos estudos científicos sobre a relevância do papel da doula no processo de parturição. A revisão mais recente de estudos de todo o mundo(1), publicada em 06 de julho de 2017, concluiu que o apoio de uma doula é mais eficaz na redução de cesarianas do que se feito pelo pessoal do hospital, amigos ou familiares.

“As análises de subgrupos sugeriram que o apoio contínuo foi mais eficaz na redução do parto cesáreo, quando o provedor estava presente em um papel de doula e em contextos nos quais a analgesia peridural não estava rotineiramente disponível.” (1)

Quer saber mais sobre quais são os benefícios de ter o apoio de uma doula? Aqui você encontra a última revisão do estudo citado:  Suporte contínuo para mulheres durante o parto .

  1. Meghan A Bohren; G. Justus Hofmeyr; Carol Sakala; Rieko K. Fukuzawa; Anna Cuthbert. Publicado pela primeira vez: 6 de julho de 2017.  Grupo Editorial: Cochrane Pregnancy and Childbirth Group