Perguntas Frequentes

Doula faz parto?

Não! Doula é uma profissional que acompanha a mulher durante a gravidez, o parto e o pós-parto, oferecendo suporte físico e emocional. Quem faz o parto é a mulher assistida por uma equipe técnica de saúde formada por enfermeiras/os obstétricas, obstetrizes e/ou médicas/os obstetras. A escolha da Doula é da mulher e sua atenção é voltada exclusivamente as necessidades da mulher.

A ADoulasRJ veda que Doulas acompanhem gestantes que optaram por parto desassistido de equipe técnica.

Quero ser doula, como faço?

A formação de Doula se dá através de cursos livres feitos por instituições e coletivos de Doulas. Recomendamos que verifique se há Doulas na coordenação do curso.

A ADoulasRJ ainda não realiza cursos de formação de Doulas diretamente.

No presente momento, existem quatro cursos privados com agenda aberta no estado do Rio de Janeiro: Coletivo Gesta, Instituto Aurora, Levatrice e Parto com respeito. Eles podem ser encontrados nas redes sociais.

Quanto custa uma doula?

No Rio de Janeiro as doulas estão inseridas na lei estadual do piso regional que é atualizada pelo legislativo anualmente. Para o ano de 2018, a lei estabeleceu o piso mínimo de R$ 1325,31.

O valor corresponde ao pacote usual de dois encontros pré-parto, o acompanhamento durante o trabalho de parto e um encontro pré-parto, incluso a disponibilidade da profissional a partir da 37ª semana.

Cada Doula tem meios diferenciados de pagamento e negociação, não deixe de procurar uma profissional e negociar os métodos de pagamento.

Como encontrar uma doula voluntária?

Hoje podemos identificar dois tipos de doulas mais comuns: as doulas institucionalizadas que atuam em projetos de voluntariado e as doulas autônomas.

A maior parte da atuação ocorre como doulas autônomas, uma vez que não existe a profissão no sistema público, ainda. Projetos de voluntariado podem acontecer vinculados à instituições diversas. Há em curso um projeto de voluntariado na Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira.

Recomendamos que nenhuma doula cobre menos que o piso mínimo pelo seu trabalho. Atendimentos sociais são tratados entre doula e gestante, devendo prever a cessão do trabalho e demais condições de trabalho diversas.

Como encontrar algo no site?

Utilize o campo Pesquisar na barra superior do site da ADoulasRJ. Em caso de dúvidas, utilize o formulário de contato ou o e-mail da diretoria correspondente.

Como encontrar uma doula?

Na sessão do nosso site encontre uma doula, você pode encontrar as doulas associadas e os seus contatos. A busca pode ser feita por cidade e região, onde você encontrará perfis de doulas que atuam perto de você.

Quero fazer uma denúncia ou reclamação sobre a atuação de uma Doula. Como faço?

A Ouvidoria da ADoulasRJ está a disposição para receber denúncias e dar encaminhamentos sobre elas. Conheça o Código de Ética da ADoulasRJ (clique aqui para ver em PDF).

Os casos são tratados com sigilo, tanto para a autoria, quanto para a implicada. Sugere-se que seja enviada a maior quantidade de informações para o melhor tratamento do caso.

A Ouvidoria está sobre responsabilidade da Secretaria Executiva.