Perguntas Frequentes

Como se associar?

Assembleia Ordinária ADOULASRJ, realizada em 13/02/2021, aprovou o valor da anuidade 2021 à vista em R$ 219,50 (+ taxas de emissão de boleto ou taxa da administradora do cartão de crédito).

Para se associar é necessário entrar em Link para os planos de pagamento. Você será convidada a criar um perfil/cadastro e poderá escolher a forma de pagamento e parcelamento. Você deverá enviar posteriormente, digitalizado, o certificado de formação e o seu documento de identificação com dados do RG e do CPF.

A partir da confirmação do ´pagamento inicia-se a análise da sua documentação. Isso pode levar até 30 dias para ser concluído e, estando tudo ok, a associação será finalizada e sua carteirinha confeccionada e enviada para o endereço cadastrado.

https://doulasrj.com.br/como-se-associar/

Como renovar minha associação?

Informações importantes para Associadas:

www.doulasrj.com.br/como-renovar

Pagamento 2021
https://doulasrj.faturasimples.com.br/contratar/2021

Pagamento Anos Anteriores
https://doulasrj.faturasimples.com.br/contratar/debitosanteriores

Carteira virtual
https://doulasrj.faturasimples.com.br/carteira-virtual/

Não se esqueça de anexar seus documentos com arquivos salvos com: código de associada (DAXXX) + nome completo

Área da Associada: https://doulasrj.faturasimples.com.br/area-cliente/login

Quando recebo a minha carteirinha?

Para obter sua carteirinha de associada ou renovar anualmente a mesma é necessário entrar em Link para os planos de pagamento.

Você será convidada a criar um perfil/cadastro e poderá escolher a forma de pagamento e parcelamento.

Você deverá enviar posteriormente, digitalizado, o certificado de formação e o seu documento de identificação com dados do RG e do CPF.

A partir da confirmação do ´pagamento inicia-se a análise da sua documentação.

Isso pode levar até 30 dias para ser concluído e, estando tudo ok, a associação será finalizada e sua carteirinha confeccionada e enviada para o endereço cadastrado.

Ou seja, sua carteirinha pode ser postada nos correios em até 30 dias após a realização do pagamento. A partir daí você recebe o código de rastreio e segue-se o prazo de entrega dos correios.

Onde encontro minha carteirinha virtual?
Como faço pra ter perfil no site da ADOULASRJ?

Após finalizado seu processo de associação você recebe um e-mail com convite para participar do grupo de WhatsApp de associadas e também o login e senha para acessar nosso site, junto com o link abaixo do tutorial sobre como elaborar seu perfil no site e ser facilmente encontrada por gestantes e puerperas.

Tutorial pra fazer perfil de Doula Associada no nosso site: https://youtu.be/Mj6xu3FYjWU

Doula faz parto?

Não! Doula é uma profissional que acompanha a mulher durante a gravidez, o parto e o pós-parto, oferecendo suporte físico e emocional. Quem faz o parto é a mulher assistida por uma equipe técnica de saúde formada por enfermeiras/os obstétricas, obstetrizes e/ou médicas/os obstetras. A escolha da Doula é da mulher e sua atenção é voltada exclusivamente as necessidades da mulher.

A ADoulasRJ veda que Doulas acompanhem gestantes que optaram por parto desassistido de equipe técnica.

Quero ser doula, como faço?

A formação de Doula se dá através de cursos livres feitos por instituições e coletivos de Doulas. No presente momento, é de nosso conhecimento a existência de quatro cursos privados com agenda aberta no estado do Rio de Janeiro: Coletivo Gesta, Instituto Aurora, Levatrice e Parto com respeito. Eles podem ser encontrados nas redes sociais. Recomendamos que, ao escolher um curso, verifique se há Doulas na coordenação do curso, se o mesmo segue a matriz curricular mínima aprovada em assembléia e se participa do nosso processo de Acreditação.

A ADoulasRJ ainda não realiza cursos de formação de Doulas diretamente. Mas, realiza em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, o curso de Qualificação Profissional de Doulas. As inscrições para o ano de 2021 ocorreram em março e a previsão é de que a turma se encerre em setembro. Fique atenta às nossas redes sociais e às da EPSJV porque o processo seletivo é amplamente divulgado:

Sobre o processo, em andamento, de Acreditação dos cursos: https://doulasrj.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ACREDITACAO-CURSOS-DE-DOULA-ADOULASRJ.pdf

Sobre a Matriz Curricular Mínima para a formação de Doulas no Estado: https://doulasrj.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Matriz-Curricular-ADoulasRJ.pdf

Quanto custa uma doula?

No Rio de Janeiro as doulas estão inseridas na lei estadual do piso regional que é atualizada pelo legislativo anualmente. Para o ano de 2019, a lei estabeleceu o piso mínimo de R$ 1375,01. Em 2020 e em 2021 ainda não houve atualização.

O valor corresponde ao pacote usual de dois encontros pré-parto, o acompanhamento durante o trabalho de parto e um encontro pós-parto, incluso a disponibilidade da profissional a partir da 37ª semana.

Cada Doula tem meios diferenciados de pagamento e negociação, não deixe de procurar uma profissional e negociar os métodos de pagamento.

Como encontrar uma doula voluntária?

Hoje podemos identificar dois tipos de doulas mais comuns: as doulas institucionalizadas que atuam em projetos de voluntariado e as doulas autônomas.

A maior parte da atuação ocorre como doulas autônomas, uma vez que não existe a profissão no sistema público, ainda. Projetos de voluntariado podem acontecer vinculados à instituições diversas. Há em curso um projeto de voluntariado na Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira.

Recomendamos que nenhuma doula cobre menos que o piso mínimo pelo seu trabalho. Atendimentos sociais são tratados entre doula e gestante, devendo prever a cessão do trabalho e demais condições de trabalho diversas.

É doula associada e procura uma maneira voluntáriade atuar?

Está gestando e busca informação e acolhimento?

O projeto Acolher Gestante foi idealizado pela ADOULASRJ e reúne doulas associadas voluntárias dispostas a acolher e apoiar gestantes e puerperas atendidas pelo SUS. Com atendimento virtual dispondo à gestante orientações de educação perinatal sobre o ciclo grávidico. Para saber mais, acesse as redes sociais do projeto:

https://www.instagram.com/acolhergestante/

https://www.facebook.com/acolhergestante/

Como encontrar uma doula?

Na sessão do nosso site encontre uma doula, você pode encontrar as doulas associadas e os seus contatos. A busca pode ser feita por cidade e região, onde você encontrará perfis de doulas que atuam perto de você.

Quero fazer uma denúncia ou reclamação sobre a atuação de uma Doula. Como faço?

A Ouvidoria da ADoulasRJ está à disposição para receber denúncias e dar encaminhamentos sobre elas. Conheça o Código de Ética da ADoulasRJ (clique aqui para ver em PDF).

Os casos são tratados com sigilo, tanto para a autoria, quanto para a implicada. Sugere-se que seja enviada a maior quantidade de informações para o melhor tratamento do caso.

A Ouvidoria ouvidoria@doulasrj.com.br está sob responsabilidade da Secretaria Executiva.

Como denunciar o impedimento das doulas em atendimento de trabalho de parto nos hospitais e maternidades?

Para denunciar o impedimento de doulas em hospitais e maternidades, verifique este checklist e o passo a passo da denúncia:

  • A gestante estava realmente em trabalho de parto?
  • A doula estava com carteirinha de associada à ADOULASRJ? E com os documentos previstos na Lei nº 7.341/2016?

I – carta de apresentação, contendo nome completo, endereço, número do CPF, RG, contato telefônico e correio eletrônico;

II – cópia de documento oficial com foto;

III – enunciado de procedimentos e técnicas que serão utilizadas no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato,

bem como descrição do planejamento das ações que serão desenvolvidas durante o período de assistência;

IV – termo de autorização assinado pela gestante para a

atuação da doula no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto

imediato;

V – cópia do certificado de formação profissional, segundo o

Certificado Brasileiro de Ocupação – CBO.

  • A doula cumpriu a forma de ingresso estabelecido (caso haja) pelo hospital ou maternidade?

Art. 4° – As maternidades, casas de parto e estabelecimentos

hospitalares congêneres, da rede pública e privada do Estado, farão a

sua forma de admissão das doulas, respeitando preceitos éticos, de

competência e das suas normas internas de funcionamento,

 

  • Qual foi o motivo do impedimento apontado pelo estabelecimento?
  • A doula e/ou parturiente e acompanhante tentaram relatar o impedimento aos responsáveis de plantão? À ouvidoria do local? À Assistência Social?
  • Junte o máximo de provas possíveis: Relatos de testemunhas (nome e telefone), e-mails prévios, fotos, nomes dos funcionários que impediram sua entrada, data, hora, nome do estabelecimento, etc.
  • Encaminhe sua denúncia, junto com todas as provas, para ouvidoria@doulasrj.com.br

A Ouvidoria  da ADOULASRJ está sob responsabilidade da Secretaria Executiva. 

A denúncia é recebida pela Ouvidoria, analisada, protocolada e encaminhada para Diretoria de Relações Institucionais, que a recebe, avalia e, estando tudo ok,  oficializa a denúncia junto à Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Como encontrar algo no site?

Utilize o campo Pesquisar na barra superior do site da ADoulasRJ. Em caso de dúvidas, utilize o formulário de contato ou o e-mail da diretoria correspondente.