Nota de apoio da Associação de Doulas do Rio de Janeiro – ADOULASRJ aos Profissionais do Programa Cegonha Carioca

Nós, da ADoulasRJ, vimos por meio desta prestar nosso apoio e solidariedade aos profissionais da rede de atenção das Unidades Básicas de Saúde, em especial a quem atua no Programa Cegonha Carioca.

Assistimos atônitas ao momento de desmonte dos serviços públicos de saúde e é nosso dever enquanto doulas, profissionais que atuam ombro a ombro com usuárias e prestadoras pela melhoria da atenção ao período gravídico puerperal, deixar explícito nosso apoio ao indispensável Programa.

Este vem atuando de maneira fundamental para a melhoria da atenção, colaborando diretamente na diminuição das taxas (ainda altíssimas) de mortalidade materna no nosso município.

Através dele, milhares de mulheres têm acesso ao atendimento domiciliar de emergências e ao transporte às suas maternidades sempre que se faz necessário.

Com a diminuição massiva da peregrinação atrás de vagas para parturientes, não apenas diminui-se, enormemente, as taxas de morbidade maternas e neonatais, como há um impacto muito positivo nas experiências de parto. Ressalte-se ainda que a precarização do serviço atinge com maior força as mulheres negras e periféricas.

Nos colocamos à disposição dos movimentos articulados para estarmos ao lado de vocês na luta pela manutenção do serviço e conclamamos a todas as mulheres usuárias do sistema que telefonem para a ouvidoria do SUS, através do número 1746, a fazerem elogios ao programa.

O repasse de verba depende em muito do grau de satisfação das usuárias, e respostas positivas ao programa farão toda a diferença na hora de fazermos sua defesa perante as instituições.

Sabemos que são muitas as batalhas que precisarão ser travadas nestes tempos de retrocesso, mas acreditamos que organização horizontal da sociedade diante deles tem força para transformar nossa realidade e garantir assistência digna, gratuita e de qualidade para TODAS as pessoas.

Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro – ADoulasRJ

#ADoulasRJ